domingo, 20 de julho de 2014

Rio de Janeiro

O Territorio atual do Rio de Janeiro encontrava-se entre os trechos da capitania de são tomé e a de são Vicente. Não foi colonizada por portugueses pela hostilidade dos índios tupinambás que ali viviam. Foi ocupada por colonos franceses liderados por Nicolas Durand que pretendia criar uma colônia de povoamento : A França Antartica. Visando a evitar essa ocupação e assegurar a posse desse território a Portugal, em 1 de março de 1565 foi criada a cidade do rio de janeiro por Estacio de Sá, sendo por conquista a capitania real do rio de janeiro. Naquela região era praticada a pecuária e a lavoura de cana-de-açucar. Devido a invasão holandesa em Pernambuco, o rio de janeiro foi o principal fornecedor de açúcar a Lisboa. Porém, a capitania sofria problemas devido a falta de moeda, mas prosperou pois os portos da cidade começaram a exportar ouro e diamantes que eram encontrados em minas gerais. Com a vinda da família real portuguesa, a cidade foi beneficiada com varias reformas urbanas. Dentre as mudanças se destacam o Banco do Brasil, o jardim botânico , A academia real militar, a biblioteca real, etc. 

Cultura

A pujança cultural do estado está espelhada principalmente na capital, a cidade do Rio de Janeiro. O município de Niterói, nos últimos anos começou uma grande revolução nesse setor quando houve a inauguração do Museu de Arte Contemporânea da Cidade (Obra de Oscar Niemeyer) e em breve a inauguração do Caminho Niemeyer, projeto do mesmo arquiteto do Museu de Arte Contemporânea, que contará com teatro, cinemas, museu, igrejas e um centro de memória. 
Entre os principais museus do estado estão o Museu Imperial de PetrópolisMuseu Nacional de Belas Artes, o Museu histórico nacional, o Museu Histórico da República, o Museu da Chacara do Céu, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, o Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Museu da Vida da Fundação Oswaldo Cruz, o Museu de Arte Contemporânea de NiteróiMuseu da Aviação Naval - Único do gênero no Brasil e o do Fonte de Copacabana - Museu Histórico do Exército

Culinária
Na cidade do Rio de Janeiro e em outras cidades do estado, se encontram variados tipos de restaurantes, com cardápios nacionais e de influência internacional. No Rio de Janeiro, uma das comidas típicas é a feijoada, preparada com vários tipos de carnes suínas e bovinas, salgadas e embutidos e o feijão preto. Há também o tradicional filé com fritas, um prato a base de batatas-fritas e grandes bifes de filé bovino grelhados, como o Filé à Osvaldo Aranha, acompanhado de farofa, arroz branco e alho frito, e o Picadinho Carioca, que consiste basicamente em carne bovina cortada em filetes, com molho escuro, acompanhada de arroz branco, banana a milanesa, farofa e um ovo poche. No Rio de Janeiro se consomem peixes cozidos acompanhados de pirão, conhecido como Peixada à Brasileira, ou ensopado como a Sopa à Leão Veloso, peixes na brasa ou fritos, muito consumidos nas áreas de banhos de mar, e também frango ou galeto assado na brasa. Os pratos cariocas tem a forte influência africana, indígena e portuguesa. Popularmente é muito consumido o refresco a base de chá mate, servido gelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário