domingo, 20 de julho de 2014

São Paulo

É um município brasileiro, capital do estado de São Paulo e principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul. É a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano e de todo o hemisfério sul. Fundada em 1554 por padres jesuítas, a cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes monumentos, parques e museus, como o Memorial da América Latina, o Museu da Língua Portuguesa, o Museu do Ipiranga, o MASP, o Parque Ibirapuera, o Jardim Botânico de São Paulo e a avenida Paulista, e eventos de grande repercussão, como a Bienal Internacional de Arte, entre outros. São Paulo é a sexta cidade mais populosa do planeta e sua região metropolitana, com cerca de 20 milhões de habitantes,é a oitava maior aglomeração urbana do mundo.

Cultura

São Paulo é considerada polo cultural no Brasil, tendo-se consolidado como local de origem de toda uma série de movimentos artísticos e estéticos ao longo da história do século XX. Apesar de tradicionalmente rivalizar com o Rio de Janeiro o status de sede das principais instituições culturais do país, é em São Paulo que existe o maior mercado para a cultura, tendo hoje se consolidado como uma das principais capitais culturais do Brasil e da América Latina.A cultura da cidade de São Paulo foi largamente influenciada pelos diversos grupos de imigrantes que ali se estabeleceram, principalmente italianos.  São Paulo possui uma ampla rede de teatros, casas de show e espetáculo, bares e grandes eventos culturais como a Bienal de São Paulo e a Virada Cultural. Entre os museus mais famosos da cidade estão Museu de Arte de São Paulo (MASP), o Museu do Ipiranga, o Museu de Arte Sacra, o Museu da Língua Portuguesa, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, entre outras instituições de renome. São Paulo é um dos principais centros de comunicação do Brasil e da América Latina, por reunir em seu território a sede de vários grandes grupos de comunicação. Dois dos jornais mais influentes do país.

Culinária

Virado a Paulista 

Eis o mais célebre prato da culinária típica paulista: uma mistura de arroz e tutu de feijão (massa de feijão com farinha de mandioca), acompanhados por bisteca de porco, linguiça, torresmo ou bacon frito, couve, ovo frito e banana à milanesa.

Bolinho de chuva

A sua origem é imprecisa, mas já constava nos cadernos de receitas das cozinheiras do final do século 19 e começo do 20. Acredita-se que é o resultado do encontro das receitas dos doces de convento portugueses e dos costumes caipiras. O nome talvez tenha surgido pelo fato do bolinho ser uma espécie de compensação para as crianças que não podiam brincar no quintal, na hora da chuva. Era um dos quitutes mais apreciados do repertório da Tia Nastácia, personagem de Monteiro Lobato, do Sítio do Picapau Amarelo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário